
Três Lições de uma Mulher Inspiradora : Sara Blakely
Ela é uma das bilionárias da revista Forbes, Sarah Blakely. Começou seu negócio com cerca de US$ 5000 e hoje sua fortuna está avaliada em mais de US$ 1.19 bilhões, mas o que impressiona não são somente os números, mas como ela foi trilhando seu caminho na concretização de seu sonho – deixar as mulheres mais bonitas.
Ela cresceu com um pai que ao final do dia, questionava na hora do jantar a ela e a seu irmão, como havia sido o dia deles e no que haviam fracassado. Sim, você leu certo, no que haviam fracassado. Quando ela e seu irmão narravam situações desconfortantes que haviam encarado e falhado no resultado final, o pai os cobria de elogios e os recompensava-os com um “give me five”…”é isso cara, valeu!”. Com esse “diferente” suporte familiar, Sarah foi se acostumando a desafiar-se sempre e a fazer coisas que a assustavam em primeira mão e que estavam totalmente fora de sua zona de conforto. Provavelmente você não cresceu num ambiente como esse ( nem eu!), mas nunca é tarde para olharmos para trás e identificar quais as crenças que nos servem e quais não nos servem mais.
Lição Número Um:
– um novo olhar sobre o conceito de fracasso: Encarando o o fracasso não como o resultado final em si, mas como o fato de não enfrentarmos situações que nos desafiam. Com a prática desse novo hábito, encararemos com muito mais fé em confiança as possibilidades de realizar o que insiste em gritar dentro de nós.
Durante um ano ela guardou segredo em seu projeto – a criação de lingeries modeladoras que embelezassem o corpo feminino-. “Deixei meu ego fora da jogada, sem usar meu tempo para explicar ou defender minhas idéias. Usei meu tempo para consolidar e trabalhar por ela”.
Lição Número Dois:
– Guarde seus projetos consigo, até tê-los suficientemente maduros, para consolidá-los com o mundo.
Após muita pesquisa de mercado e muitas negativas, ela finalmente encontrou alguém que topasse produzir suas lingeries. As “janelas” começavam a se abrir, depois de muitas portas fechadas. Eis que surgiu a oportunidade de participar de um realtiy show, uma espécie de “O Aprendiz”. Consultou as pessoas que amava e confiava para saber a opinião delas em participar ou não do programa e recebeu a seguinte mensagem de seu pai: “Querida Sarah, ninguém em sã consciência assinaria esse contrato, com amor, Dad”. Entretanto, ela acreditava dentro dela, que o programa traria uma grande visibilidade para seu negócio e assim o fez, assinou o contrato. E o tempo mostrou que sua decisão foi extremamente acertada.
Lição Número Três:
Pesquise, planeje, crie estratégias, consulte pessoas de sua confiança. Porém, o maior conselheiro ou conselheira reside dentro de você mesma. Alinhe-se com seu Eu Maior, com o que melhor existe dentro de você e “ouça” o que essa voz estará lhe dizendo. Para isso, o alinhamento e a calma interna, são fundamentais.
Podemos exercitar um novo olhar sobre nossa rotina, sobre quem encontramos no caminho. Pessoas vindo de onde menos imaginamos podem nos inspirar, nos encorajar a irmos além do que imaginamos. Pode ser uma bilionária da Forbes, como a faxineira que nos ajuda quinzenalmente, passando também por aquela amiga que tem sempre um olhar acolhedor e carinhoso quando nos paralisamos em nossos medos. As lições podem vir de todos os cantos, prestemos atenção!
Entrevista na CNN – Sara Blakely