
Transição de Carreira
O que a maior parte das pesquisas apontam é um grande grau de insatisfação em diversos níveis hierárquicos no mercado corporativo. Também muitos empreendedores que dedicam-se em vôos solos, em determinado momento do caminho questionam se não teriam trocado “seis por meia dúzia”.
Nesse momento você pode estar numa grande corporação ou pode ser dono de seu próprio negócio. Para ambas situações, partir para o reinventar-se pode ser um antídoto que te dará forças para redescobrir a paixão e o entusiasmo no que vem fazendo ou/e também te dar a energia necessária para criar um plano de ação eficaz que te garanta um novo trabalho ou uma diferente estratégia para seu negócio.
Durante muito tempo o termo “fazer marketing” era encarado com um certo preconceito e com um tom pejorativo, pois a idéia que se tinha era de alguem sem conteúdo que se auto-promovia a todo instante. Fazer Marketing hoje é compartilhar com o mundo o que você têm de melhor. Segue algumas dicas que poderão ser utilizadas nessa sua nova comunicação com o mundo :
1- Capriche em seu perfil nas Redes Sociais, a Lindekin é uma poderosa vitrine. Descreva o mais detalhado possível, suas principais realizações e como elas impactaram no sucesso da empresa. Use um tom profissional, mas coloque paixão e vontade em sua narrativa. Não seja “quadrado”. Para completar 100% em seu perfil peça 03 recomendações, isso te ajudará a ser visto mais facilmente.
2- Mostre ao mundo corporativo (e também pessoal) suas melhores habilidades. O que você faz bem? Compartilhe seu conhecimento, mesmo que medos e pavores assolem sua mente em ter “idéias roubadas”, o que você perde não compartilhando faz mais estragos do que dividí-las com o mundo.
3 – Recomende colegas e ex-colegas que você tenha trabalhado. Quando damos sem esperar nada em troca, construimos ao nosso redor uma atmosfera de boa vontade e de ajuda. Aqui cabe a máxima de São Francisco de Assis “é dando que se recebe”.
4 – Pergunte a si mesmo ou a quem confia: O que mais gosto em mim? O que faço melhor que qualquer outra pessoa? O que posso fazer (ou que já faço) que me torna único?
5 – Não espere estar 100% perfeito numa atividade para começá-la. Você nunca estará 100% pronto se não se dispuser a aceitar possíveis falhas no caminho. Nada de primeiro sai “redondo”. Esteja perfeito em suas imperfeições. Exercite esse arriscar-se, seus possíveis medos em experimentar algo novo diminuirão sensivelmente.
6 – Aproveite oportunidades de ver e de ser visto. Crie hábitos que exercitem seu networking semanal. Pode ser por exemplo programar-se para contatar 03 pessoas que você tenha trabalhado e que te inspiraram de uma maneira ou de outra. Divida isso com elas.
7 – Sinta suas emoções. Experimentar a raiva, frustração ou confusão…é normal e perfeitamente saudável. Ter contato com nossos sentimentos não tão agradáveis é um ótimo sinal, funcionam como placas que nos mostram que possivelmente algo precisa ser revisto. Em seguida, siga adiante.
8 – Encontre um suporte. Pode ser um grupo de amigos em quem confia. Pode ser um Mentor, um consultor, um Coach. Pode ser como o que li há pouco tempo num artigo até um “Pai de Santo” (BizRevolution). Não importa. Aqui a matemática funciona diferente : dividir não diminui, só soma.
Ps – Já que a dica é compartilhar, então vamos lá : Participei de um Webinar na BizRevolution sobre o Poder da Linkedin que me inspirou a várias ações práticas, recomendo!