
Minhas Oxitocinas Brasileiras
Férias são férias! Mas morando fora do país, férias não tem o mesmo significado de férias normais quando retornamos ao Brasil….não me entendam mal ! É maravilhoso poder rever os familiares queridos, poder proporcionar aos pequenos a convivência com os primos, sentindo tanto a megalópole de Sampa quanto o charme interiorano de Lambari, passando pelo “fogo que nunca se apaga”de Volta Redonda….
Se só ler, já cansa, imagina a procissão de um lado para o outro, faz e desfaz malas com duas crianças cheias de energia, graças a Deus ! Mas junto com todo prazer de abraços, beijos e lágrimas entre Pais, Mães, Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos……nesta nossa temporada no Brasil, tive uma sensação inédita que quero muito compartilhar.
O encontro com amigas queridas. Amigas recentes. Amigas de longa data. Amigas casadas. Amigas Solteiras. Amigas Separadas. Mas, sempre Amigas. Cada uma delas trazendo algo novo e diferente, uma nova visão de vida, uma nova experiência, uma nova fé, uma nova desfé (se não existe esta palavra, permitam-me inventar!) …amigas que juntas choramos, demos risadas, ficamos no silêncio sem nos sentirmos incomadadas com eles, e juntas produzimos muita energia anabólica, a energia que constrói e gera prazer, segundo a Biologia , como a Oxitocina.
Fiquei tão fascinada quando estudava sobre os hormônios do bem, e quando descobri que o mesmo hormônio que nós mulheres produzimos quando amamentamos e quando estamos em trabalho de parto, também produzimos quando nos conectamos entre nós, quando compartihamos, quando choramos e rimos juntas. Este tipo de encontro nem “Mastercard paga”…pois é único e verdadeiro. É intenso, é mágico. A cada noite de férias quando retornávamos para casa, me sentia eufórica e ao mesmo tempo, altamente agradecida por ter em minha Vida esta conexão.. Como é importante poder escutar, poder falar, poder compartilhar…sentimo-nos reconfortadas quando dividimos anseios, sonhos e dúvidas com amigas queridas. É completamente diferente do compartilhar com maridos, namorados e parceiros românticos……o entendimento e a compreensão se dão de maneiras diferentes e nos dois casos, tanto com nossos parceiros romãnticos, como com nossas amigas, produzimos um turbilhão de Oxitocinas, o também chamado Hormônio da Felicidade.
Nossas vidas são uma grande espiral, e alguns acontecimentos se repetem e deles tiramos diferentes ensinamentos a cada época vivenciada. Ter a oportunidade de compartilhar e poder cuidar de nossos vínculos é algo mágico e prazeiroso, mas como uma plantinha, requer atenção, foco no presente e cuidado . Portanto, há quanto tempo vc não “Bate um fio” a uma amiga distante e manda “aquele abraço”?! Não espere estar longe fisicamente para produzir suas Oxitocinas, a Vida é muito rápida!