
Dopaminas – Acessando sua “Mulher Maravilha”
É incrível como repetidamente acompanho clientes, amigas e eu mesma, vivenciando frustrações causadas por achar que “não fazemos nada” em relação ao que queremos. Como é difícil no dia a dia para nós mulheres (também para os homens, porém, percebo essa característica mais reforçada, em nós), mensurar e perceber os pequenos passos em relação ao alvo principal. Os hábitos desenvolvidos pela maioria de nós é subestimar nossas pequenas conquistas.
Como num preparo para uma prova de corrida de 10 kilômetros. O foco na respiração, na postura e no tipo de pisada representam cuidados essenciais para a chegada triunfal dos 10 K. Como fruto da ansiedade imediatista da vida moderna, tendemos a ignorar a dedicação nos pequenos e simples degraus. Só focamos o último degrau da escada. Esquecemos que já prestamos muito mais atenção em nossa respiração, nos 10 miutos de trote que já conseguimos sem parar, sem termos a sensação que o coração saltará pela boca. Só nos imaginamos chegando no pódio, esquecemo-nos da importância do caminho até lá.
O resultado desse comportamento é nos sentirmos sem força, sem energia, drenadas por nós mesmas nesse comportamento inflexível e míope. Somos “Mulheres- Maravilhas às Avessas” . E assim também é em relação a qualquer outros sonhos e metas. Quais pequenos passos podem ser importantes para aumentar sua segurança em relação ao que você deseja ? Para a superação e a fobia do falar em público em reuniões ou apresentações, o ensaio de 30 minutos diários, já estão sendo de grande valor. Para a meta dos 10 k, seu trote de 15 minutos já iniciados há duas semanas, já aumentaram vagarosamente sua resistência cardio-respiratória. E assim segue, em relação a tudo que queremos.
Quando não exercitamos essa valorização dos pequenos passos, o esmurecimento e a não persistência vão surgindo vagarosamente e bem de mansinho….Quando você percebe, já abandonou em sua rotina aqueles pequenos e construtivos passos em direção ao seu alvo. Antes que o monstro da procrastinação, te assombrem definitivamente, relacione para você mesma, que atividades você pode incorporar em sua rotina semanal que lhe deixará mais próxima do que deseja:
– Escreva sobre duas ou três possíveis atividades
– Quando cumprí-las, risque-as de sua agenda.
-Parabenize-se. Às vezes nos esquecemos que também precisamos de reconhecimento, nem que seja somente o nosso!
Fazendo isso, você produzirá mais hormônios do bem, em seu corpo físico, especialmente as “Dopaminas” , o que aumentará seu ânimo, sua satisfação e seu estado de alerta. Você se sentirá a verdadeira e autêntica “Mulher Maravilha”. A Dopamina é o hormônio que produzimos quando realizamos algo, seja tanto uma tarefa prazeirosa ou até a finalização da declaração do imposto de renda. É a sensação do “Dever Cumprido”.
Por isso, mais do que nunca, valorize seus pequenos passos. Produza mais e mais Dopaminas. Preste atenção e Parabenize-se! Acesse seu lado mais poderoso!